O Google Tag Manager é mais nova ferramenta para apoio do gerenciamento de marketing com a finalidade de eliminar a complexidade (é o que promete) de aplicação das Tags em seu site.
As Tags são trechos de código em JavaScript que inseridos em suas páginas enviam e recebem informações para sistemas de rastreio como o Google Analytics, Sistemas de Anúncios Patrocinados como o Google Adwords e muitos outros, estes são os mais conhecidos, mas existem centenas de sistemas pela internet para essa finalidade, onde procuram rastrear por exemplo o tempo em que seu visitante ficou em uma determinada página, por qual link ele chegou até o site e por onde saiu, em fim as Tags são simplesmente o código que torna possível a integração e geração de métricas de seu site por sistemas de análise como o Analytics e muitos outros.
Incluir essas tags (pedaços de código) não é uma tarefa simples para um analista ou gerente de marketing sem familiaridade com códigos HTML, JavaScript, PHP, etc…
Na verdade é bom que se esclareça, essa tampouco é a sua função ou deva fazer parte do seu conjunto de conhecimentos. Ou seja, para se incluir um simples pedaço de código, como o do Google Analytics, em um website era (ou é) necessário recorrer ao pessoal de TI, ou ao webmaster, ou ao pessoal que desenvolveu o website ou à agência que cuida do marketing digital da sua empresa.
Alguém tem que fazer isso! Por que essa complicação toda? Imagine que seu site não seja controlado por um CMS (gerenciador de conteúdo) como o Joomla e seu website possua mais de 300 páginas, teria que ver o código de cada página para inserir as Tags necessárias para a validação junto ao Google Analytics, Web Master Tools, Tag Manager, rastreio do Livezilla (sistema de chat online) e por ai vai, ou mesmo tendo o Joomla ou outro CMS teria que ver em que arquivo e local exato vai inserir no template o código para que seja implementadas as Tags. Resumindo, ainda não vejo uma solução final que vai resolver a complicação para o pessoal de marketing implementar as muitas ferramentas sem a ajuda de profissionais especializados, mas já é um início! Para que o Google Tag Manager funcione é preciso primeiramente integrá-lo ao seu website ou loja virtual e, para isso, será necessário incluir essa Tags em todas as páginas do site ou loja virtual. Só assim o Google Tag Manager poderá controlar as suas páginas. Desse modo, pode-se criar Tags para o Google Analytics, para o Google Adwords ou mesmo tags mais sofisticadas da Double-Click, de Re-Marketing ou de sistemas terceiros. |
||
Equipe: Siscontrole |
Carlos Aguiar
A equipe da Siscontrole criou um site que me superou minhas expectativas, estou muito satisfeito recomendo.
Antonio Santos
Fiquei muito satisfeito com a criação do meu site, a equipe está de parabéns ficou tudo muito bom recomendo para todos.
Márcio Araújo
O sistema que personalizei ficou exatamente do jeito que eu queria e está me ajudando muito aqui na minha empresa, o atendimento é rápido e resolve.